sábado, 17 de julho de 2010

CONTEXTO DO TEATRO CIENTÍFICO

Os primeiros relatos de manifestações teatrais deram-se na Grécia Antiga nas procissões em homenagem ao deus do vinho, Dionísio. Nessas procissões, os participantes se embriagavam, cantavam, dançavam e apresentavam diversas cenas das aventuras de Dionísio.
O teatro foi se desenvolvendo através do aprimoramento de suas técnicas e extensão de temas abordados. Hoje, através dos conhecimentos de técnicas teatrais é possível entreter o público através da relação de envolvimentos sentimentais com quaisquer assuntos que se deseja abordar.
Em geral os assuntos abordados levam a reflexões sobre a cultura do público alvo, uma vez que atrai mais a atenção deste, já que se identifica com os espetáculos. Como a ciência faz parte da cultura humana, seja através das tecnologias que compramos e usufruímos ou de teorias que explicam fenômenos naturais que costumamos ver todos os dias, a ciência é um assunto que não poderia deixar de ser abordado nos palcos.
Dentro deste tipo de abordagem algumas peças tornaram-se celebres como o clássico Copenhagen, do inglês Michael Frayn, Perdida, uma comédia quântica, do espanhol José Sanchis Sinisterra, Quebrando Códigos, do inglês Hugh Whitemore, E agora Sr. Feynman? , do norte-americano Peter Parnell.
No Brasil, um grupo de teatro tornou-se famoso através da produção de peças, como a Dança do Universo, de Oswaldo, como também de reprodução de peças que fazem sucesso no exterior, como as que foram citadas acima.
É mais comum, grupos de teatro trabalharem em cima de fatos históricos, uma vez que, trabalhar com ficção exige mais criatividade. De modo geral, ocorre a seguinte sequencia: Quando um cientista faz alguma invenção importante, muitas pessoas querem conhecer a vida desse estudioso. A curiosidade das questões humanas envolvidas nos cientistas históricos é ponto de partida para muitos autores escreverem peças. O público alvo, ao assistirem as apresentações, se divertir e se emocionar com a história dos personagens passa a se interessar pelo tema abordado, sentindo-se convidado pesquisar sobre este.
Neste aspecto, motivar o público a questionar e estudar os conceitos de ciência tratados nas peças tem sido o interesse do teatro científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário